domingo, 22 de março de 2009

Pantera Onca

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/onca_pintada.gif

Pantera Onca

Seu nome científico é Pantera onca da ordem dos Carnívora (Carnívoros) e da família Felidae (Felinos). Para os índios brasileiros, a onça-pintada é o símbulo de coragem. Assim, eles costumam esfregar a gordura de uma onça abatida no corpo dos meninos, para torná-los fortes e defendê-los de todos os males. Também chamada de jaguar, a onça-pintada é um dos maiores carnívoros americanos. Pode atingir 3 metros de comprimento, incluindo a cauda, e pesar mais de 140 quilos. Temida pelo homem, ela é um perigo para qualquer animal que se aventure pela sua área de caça. Move-se silenciosamente, e as manchas do pêlo funcionam como um perfeita camuflagem. Embora menos ágil que o leopardo, também sobe em árvores, e nada muito bem.

A onça-pintada alimenta-se de mamíferos, répteis e peixes. A capivara encontra-se entre suas presas favoritas.

Hábil pescadora, aguarda pacientemente que um peixe de bom tamanho se aproxime de sua superfície. Então, uma rápida patada e pronto! O peixe será sua próxima refeição.

Temida pelo homem, a onça-pintada é uma ameaça para qualquer animal que invada o seu território de caça. É difícil prevenir-se contra o seu ataque, pois o animal move-se silenciosamente, com a cabeça abaixada.

Habitat: vive em geral nas florestas tropicais, nos bosques, nas margens dos rios e lagos, e também em colinas ricas em mata de corte ou abrigos rochosos.

Medidas de proteção: devido à vasta distribuição, é difícil calcular o número de indivíduos. Certas subespécies estão praticamente extintas, outras em vias de extinção. É o caso da Pantera o. veracruesis e da Pantera o. hernandesi, do México; e da Pantera o. ariconensis, do Arizona (EUA). A redução da espécie deve-se ao comércio das peles. Desde 1.970, severas leis protegem a onça-pintada, mas para que elas fossem eficientes seria necessário proteger também o seu ambiente natural. Há onças-pintadas em vários zoológicos europeus e americanos e, felizmente, elas se reproduzem bem em cativeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário