segunda-feira, 23 de março de 2009

Energia Hidrelétrica

Energia Hidrelétrica


Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Energia hidrelétrica é toda forma de energia gerada por meio da força das águas. Como sabemos, a energia primária da água é a energia potencial gravitacional, que antes de se tornar energia elétrica, deve ser convertida em energia cinética de rotação. Quem realiza todo este processo de conversão são as usinas hidrelétricas, conjuntos de obras e equipamentos que possuem grandes turbinas, responsáveis por girar os geradores e produzir a energia. No Brasil, devido à grande quantidade de rios, as hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da energia consumida. Juntamente com o Paraguai, o país possui a segunda maior usina hidrelétrica do mundo, a Usina de Itaipu. Na verdade, Itaipu ocupava o posto de maior usina do mundo até maio de 2006, quando a China concluiu as obras da Hidroelétrica de Três Gargantas.

Nos dois últimos mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2001 e 2002, o Brasil sofreu uma crise energética sem precedentes. O governo propôs fazer longos cortes forçados de energia elétrica em todo Brasil, os quais foram apelidados de "apagões". Entre as causas desta grave crise energética, podemos citar a falta de chuvas, de planejamento e de investimentos em geração e distribuição de energia.

A privatização das empresas de energia elétrica se deu a partir de julho de 1995, como uma urgência do governo em obter recursos. No entanto, a geração de energia elétrica continuou nas mãos do Estado, por meio da Eletrobrás. A participação da iniciativa privada no setor elétrico foi permitida posteriormente, porém resultou em fracos investimentos. Entre os fatores que explicam isso, podemos citar a precária regulamentação legal e o desinteresse da iniciativa privada em fazer investimentos em longo prazo que oferecessem lucros medianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário